terça-feira, 11 de março de 2008

PÁGINAS DE UM DIÁRIO: "FOMOS A VIANA"



Existirá melhor modo de nos despedirmos do mês de Fevereiro? As turmas A, B, G e I do sexto ano fizeram-no passando dois dias em Viana longe dos pais… infelizmente tiveram de levar 4 professores com eles, mas isso não os impediu de se divertirem.
Levantar cedo em dia de passeio não custa… houve mesmo quem madrugasse ansioso por chegar à escola bem cedo! Aqueles que queriam escolher os melhores lugares foram logo frustrados à entrada: a professora Daniela fez a chamada por ordem alfabética. Mas como a recompensa era melhor, a frustração logo passou… e lá começou a viagem…
Já experimentaram jogar ao Uno num autocarro em movimento, presos por um cinto e fazendo malabarismos com as cartas pois não há mesa? Pois experimentem e vão ver a ginástica que isso implica! É claro que houve quem preferisse jogar PSP ou ouvir música, uns usando o telemóvel ou o MP3, outros ouvindo (obrigatoriamente) as meninas do 6º I a cantar (ou desafinar?) lá no fundo do autocarro.
Maravilha das maravilhas foi quando o autocarro estacionou frente à Igreja do Carmo… Como serão os quartos? Quem fica com quem? Estas questões rapidamente se resolveram, tal foi a pressa com que retiraram as malas do autocarro! O pior veio depois, quando só houve tempo para pousar as malas e tivemos que sair para fazer o piquenique. Ninguém queria largar o quarto e já só se faziam planos para a noite. Mas a fome já era muita e depressa fomos ao Monte Sta Luzia. Contudo, para abrir apetite, estava programada ainda uma caminhada que terminava com uma foto de grupo a preto e branco (tirada por uma daquelas máquinas antigas e tudo!) Os únicos que se baldaram à foto foi o 6º A que resolveu levar a Directora de Turma a fazer exercício, subindo até à torre! Quantos degraus eram mesmo? Tão cedo não me apanham nessas escadas! Juro! E estreitinhas que elas eram! Mas no final, a vista lá do alto valeu a pena! E que o passeio abriu o apetite, ai isso é que abriu…
Bem, mas esta gente não se trata mal, não! Autênticos almoços foram retirados das mochilas, havia para todos os gostos, apesar da maioria apresentar grandes valores calóricos, era só escolher. No final, e para ajudar a fazer a digestão, que tal tirar umas fotos, fazer umas passeatas para tentar meter conversas com as alunas de outra escola que lá se encontrava…. um jogo de futebol sem bola: rapazes contra raparigas; é claro que as raparigas ganharam!
De regresso ao convento, tempo para trocar de roupa para o Peddy-paper. Quatro grupos foram formados (os azuis, os amarelos, os rosa e os verdes), ficando cada um com um professor. Assim que as tarefas foram distribuídas lá partiram as equipas à conquista de Viana. Dizem que no amor e na guerra vale tudo, e convenhamos que as equipas levaram isso à letra. Para responderem às questões que foram sendo colocadas, a lei do desenrasque era lei absoluta. Não vou dizer qual das equipas foi, mas houve uma que até a ajuda de casa pediu! As novas tecnologias assim o permitem: toca a ligar ao papá e à mamã para nos ajudarem, ou mesmo ligar a net do telemóvel para procurar as respostas; mas como o grupo era grande, os métodos antigos também funcionaram e toca a pedir a ajuda dos transeuntes de Viana…. Traduzindo: todas as equipas acertaram as questões do peddy-paper!

De regresso ao ponto de partida juntamo-nos todos em jogos de grupo: basquetebol, futebol, voléi, ao lencinho, era só escolher. Eu só não percebi mesmo é porque é que o lencinho caía sempre no meu lugar! Pouco tempo depois, eis que todos passaram a controlar as horas: queriam ir para os quartos e programar a noitada que fariam…
Depois do jantar fomos todos a pé até ao shopping. Para quê? Íamos ver “Ásterix nos jogos olímpicos”. Entre pipocas, gargalhadas e mais pipocas lá nos divertimos com as palhaçadas dos gauleses.
A hora de dormir chegou entretanto… teoricamente, é claro, pois ninguém se queria deitar apesar de os professores mandarem apagar as luzes. E lá se seguiram uma horitas a tentar passar a perna aos professores, para tentarem ir para os quartos uns dos outros… Não resultou, mas houve quem permanecesse acordado grande parte da noite a ver filmes ou a mandar sms para confirmar quem estava a conseguir fazer directa! Mas quando a madrugada chegou, já não havia resistentes e todos dormiam. Finalmente a prof.ª Guilhermina e a prof.ª Daniela puderam descansar (os outros professores já tinham adormecido como os alunos)!
Se pensavam que eles iam demorar a se levantar de manhã enganam-se! Às 7 horas da manhã, o barulho regressou às camaratas e as correrias e brincadeiras recomeçaram. E eu que queria tanto dormir! Após um pequeno-almoço delicioso, que tal um passeio à praia? E mais um concurso se realizou… cada equipa competia em jogos tradicionais em busca de mais pontos.

O passeio estava a chegar ao fim; almoçar, fazer as malas e pouco tempo sobrou para mais uns joguitos de grupo para nos despedirmos de Viana. Ah, mas ainda houve tempo para provar os melhores jesuítas de Portugal! Que deliciosos! Mas tudo o que é bom acaba depressa e a hora da viagem de regresso chegou. As saudades também já tinham começado a ser sentidas e foi ver os abraços e beijos à chegada! Quem sabe, talvez para o ano haja mais! Agora era tempo de recuperar as horas de sono (e alguns bem que precisavam!).

Nenhum comentário: