quarta-feira, 23 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autónoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterrra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Livro"

quinta-feira, 17 de abril de 2008

OS SELOS MAIS ARTÍSTICOS

Os nossos alunos, no dia 10 de Abril, na sequência da semana cultural, seleccionaram os três melhores selos ilustrados para o concurso dos CTT; estes faziam parte de uma exposição de trabalhos elaborados por eles.
Em primeiro lugar, ficou o selo número quatro, que pertence à aluna Ana Isabel Rodrigues, do 6ºG com 73 votos;
Em segundo lugar, ficou o selo número quinze, que pertence ao aluno João António, do 6ºI com 23 votos;
E em terceiro lugar, ficou o selo número nove, que pertence ao Ivo Silva do 6ºF com 15 votos.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Entrevista…


… às alunas vencedoras da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, participantes da 2ª fase, a fase Distrital, realizada na Biblioteca Municipal de Barcelos.


Coordenadora do PNL escola: Quem te incentivou a participar neste concurso?

Adriana – Quem me incentivou foi os meus colegas, a professora Lúcia Afonso e os meus pais.


Márcia – A professora que me incentivou a participar neste concurso foi a minha professora de Língua Portuguesa, Lúcia Afonso.


Andreia – Ninguém em especial, foi por iniciativa própria.


Coordenadora do PNL escola: Fala-nos desta tua experiência.


Adriana – Acho que foi muito giro, pois aprendi e também foi uma maneira de ler outros livros e conhecer melhor os seus autores.


Márcia – Foi uma experiência gratificante e de algum modo divertida. Gostei muito.


Andreia – Foi bastante interessante, gostei muito. Adoro Ler. Esta foi mais uma experiência.


Coordenadora do PNL escola: Diz-nos se sentiste algum orgulho em seres tratada como uma das melhores leitoras da escola e a nível distrital (a tua resposta deve compreender entre 15 a 35 palavras).


Adriana – Senti orgulho por corresponder às expectativas que me foram propostas e por representar a minha escola.


Márcia – Senti um orgulho muito grande e confesso que pensava que não era capaz. Os concorrentes eram bastantes e sabia que alguns tinham muitas capacidades! Quando vi que tinha sido seleccionada, fiquei muito feliz. Tinha passado a 1ª fase e jurei a mim mesma tentar dar o meu melhor para a próxima fase. Mas só o facto de ter chegado onde cheguei foi muito bom!


Andreia – Claro que sim. Foi um grande orgulho, tanto para mim como para os meus pais. Fiquei bastante feliz quando soube que tinha sido uma das vencedoras do concurso de melhor leitora da escola.

Coordenadora do PNL escola: Deixa uma mensagem para que outros alunos procurem os livros e os leiam com gosto, tendo em vista objectivos de um futuro melhor.


Adriana – Acho que devem ler, pois a leitura ajuda a melhorar a expressão escrita e oral. Também é uma forma de nos divertirmos.


Márcia – Ler é ainda melhor que sonhar! Melhor que ver um filme, pois ao leres tens de dar “asas” à imaginação. Aprende-se muito com os livros; mais do que com outros meios. “O saber não ocupa lugar”.


Andreia – A mensagem que deixo aos meus colegas é a de que leiam bastante, pois aprofundam cada vez mais a sua imaginação e aprendem sempre mais. A Leitura é indispensável para vivermos melhor.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

SEMANA CULTURAL

Gisela (8º C)

Cláudia (8ºB)



Diana e André (8ºA)













NA ESCOLA EB 2,3 DE AMARES
Se o dia oito de Abril foi dedicado às Expressões, o dia nove coube às Ciências Humanas e Sociais, o dia dez às Línguas e o dia onze às Ciências Exactas.

O 2º Ciclo esteve na escola durante a tarde de oito e durante a manhã nos dias restantes; o 3º ciclo ficou com a manhã de oito e as tardes de nove, dez e onze.

As actividades foram da responsabilidade dos docentes de cada departamento, que se organizaram para concretizá-las de modo a manter os alunos sempre ocupados e empenhados.

Salienta-se as exposições, a criação de um conto ("um conto com pontos") feito pelos alunos, a arte de dizer poesia, dramatizando, os jogos de Língua Portuguesa, de História e de Matemática, as observações microscópicas, concursos, teatro de sombras chinesas, dramatização do conto "O Príncipe Feliz" de Óscar Wilde e do Professor Sebastião Lagosta, adaptação da obra de José Viale Moutinho ( este último, teatro de fantoches).

No campeonato do SuperTmatik, como vencedores de 5º ano, temos Gonçalo Martins e Ângelo Silva do 5ºG e Maria José Pereira do 5ºH; no 6º ano, temos Ana Rodrigues da turma G, Tiago Ferreira da turma H e João Macedo da turma I. Este campeonato foi da responsabilidade dos docentes de Matemática do 2º ciclo.
Em Francês, a poesia ganhou voz através dos alunos , que melhor a representaram:


Por Gisela (8ºC)

Ne me quitte pas

Ne me quitte pas
Je t’inventerai
Des mots insensés
Que tu comprendras
Je te parlerai
De ces amants-là
Qui ont vu deux fois
Leurs cœurs s’embraser
Je te raconterai
L’histoire de ce roi
Mort de n’avoir pas
Pu te rencontrer
Ne me quitte pas (bis)
Ne me quitte pas (bis)

Jacques Brel

Por Diana e André (8ºA)

Milord

Allez venez Milord
Vous asseoir à ma table
Il fait si froid dehors
Ici c’est confortable
Laissez-vous faire Milord
Et prenez bien vos aises
Vos peines sur mon cœur
Et vos pieds sur une chaise
Je vous connais Milord
Vous ne m’avez jamais vu
Je ne suis qu’une fille du port
Une ombre de la rue.


Allez venez Milord
Vous avez l’air d’un môme
Laissez-vous faire Milord
Venez dans mon royaume
Je soigne les remords
Je chante la romance
Je chante les Milords
Qui n’ont pas eu de chance
Regardez-moi Milord
Vous ne m’avez jamais vu…


Édith Piaf

Por Cláudia (8ºB)

Premier jour

Des draps blancs dans une armoire
De draps rouges dans un lit
Un enfant dans sa mère
Sa mère dans les douleurs
Le père dans le couloir
Le couloir dans la maison
La maison dans la ville
La ville dans la nuit
La mort dans un cri
Et l’enfant dans la vie.

terça-feira, 8 de abril de 2008

SEMANA CULTURAL - Expressões




As escola parou, hoje, dia oito de Março, as actividades lectivas ao dar lugar a outras, que são necessárias para se quebrar rotinas e simultaneamente apresentar trabalhos realizados pelos nossos alunos.
Os homens do vidro, pintores de artesanato em barro e o oleiro vieram fazer demontrações das suas artes, tendo acabado por convidar os alunos à experiência das mesmas.
Os nossos professores fizeram sessões de pintura e mãos em gesso. Promoveram o torneio desportivo e a música.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL



Hoje, lemos mais uma história de António Torrado, intitulada "Livro Fechado", disponível no site http://www.historiadodia.pt/

Este autor, com uma história por dia, leva-nos a acreditar que a imaginação pode não ter limites e que há sempre um motivo para nos dedicarmos à leitura diariamente.

Porque nos livros encontramos formas de ser, de estar e de pensar diferentes das nossas, o que nos levará a crescer com uma visão mais rica e mais ampla do mundo.