Os nossos alunos, falamos da maioria dos alunos, resolveram a prova de Língua Portuguesa com optismo. Quando quisemos saber se as questões de gramática foram fáceis, ou melhor, se foram resolvidas com convicção, obtemos respostas como "eu só não tive tempo para a gramática", "eu fiz tudo", "era tão fácil!, sei que tenho tudo certo", entre outras.
O mundo está cheio de convicções e optimistas, daqueles que já se desiludiram imensas vezes, mas que continuam implacáveis. Certo é que os nossos alunos podem e devem estudar com maior afinco a gramática da sua própria língua para que o domínio da mesma seja exuberante e se vá reflectir inclusivamente nos resultados da Matemática - graças ao pensamento lógico e estruturante que o estudo da gramática desenvolve. Não é a Gramática a Matemática da Língua?
Esta prova uniforme a nível nacional é de grande importância e deveria funcionar como exame, pois assim o empenho por parte dos alunos seria surpreendente, sobretudo por se tratar de idades mais moldáveis, que se entusiasmam com facilidade.
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