sábado, 21 de junho de 2008

FESTA DE ENCERRAMENTO DE ANO LECTIVO

DIA 27 DE JUNHO, PELAS 20 HORAS


O Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Amares tem a honra de convidar Vossa Excelência e Família a assistir à grande FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO 2007/ 08.

20 horas - Jantar Popular

PROGRAMA
21H30M - ESPECTÁCULO

Abertura - pelo Presidente do Conselho Executivo: Prof. Manuel da Rocha Moreira.
Momento de Poesia - Pastor Pastorinho/ Meu filho, vem-te deitar.

Teatro de Fantoches.

Cantares da APEA - DUNAS AS EIRAS e RANTANTÃO.

TEATRO HISTÓRICO - Restauração da Independência, 1640 (Clube de Teatro).
Conto Tradicional - Rita, a pequena contadora de histórias.

Instrumental e Canto ( Música Tradicional: RIBEIRA; PAPAGAIO e PRIMAVERA)
RURAL NOTÍCIAS

INTERVALO.....................................................

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

Peça de Teatro: Festas e Romarias, viagem pela tradição, usos e costumes do nosso povo.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

O LIVRO DA MINHA VIDA


Hoje, na biblioteca da nossa escola, realiza-se, pelas dezasseis horas e trinta minutos, sensivelmente, um encontro entre pais, professores e alunos para se falar de livros.
A iniciativa parte da coordenadora do Clube de Letras, que tem colocado em prática o seu maior objectivo que é o de desenvolver, directamente, nos alunos do clube, o gosto pela leitura/ o prazer de ler e escrever.
"O Livro da Minha Vida" intitula uma actividade preenchida por uma apresentação em diapositivos acerca das melhores frases seleccionadas pelos alunos, a partir dos livros que leram, preenchida por uma contadora de histórias em tamanho pequeno e pela apresentação, em discurso directo, dos livros que mais marcaram pais e professores. Esta actividade fechará o seu ciclo com questões dos alunos formuladas a pais e professores.
Aguarda-se um resultado muito positivo desta actividade tão louvada pela coordenadora do PNL.
A escola, alunos e encarregados de educação agradecem anticipadamente à Srª Professora Conceição Gonçalves, coordenadora do referido clube.

terça-feira, 17 de junho de 2008

SER PROFESSOR, AMANHÃ...

“Há que repensar a profissão docente. Não se pode remeter para a escola toda a função social – é necessário o reforço da colegialidade docente, preparar para novas competências e novas funções, há necessidade de repensar em conjunto a ética da profissão docente de grande responsabilidade, grande complexidade, grandes distâncias, grandes desânimos e de grande stress”.

Jorge Sampaio, ex-Presidente da República

LER,LER, LER... Mais e Mais

De acordo com os dados conhecidos, inclusivamente um estudo elaborado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, o PNL tem tido uma visibilidade satisfatória, já que 31% dos portugueses já ouviram falar dele, principalmente os mais escolarizados. Os portugueses consideram que o PNL é importante para desenvolver os hábitos e as capacidades de leitura dos portugueses.
Eu, como professora de língua portuguesa, e de acordo com uma grande percentagem de portugueses (71%), considero que é na escola e nas bibliotecas que esta promoção pode ser consistentemente empreendida, sobretudo porque uma parte significativa dos contextos familiares a não realiza. Considero que ao longo destes dois anos têm surgido boas práticas por parte dos professores e que estas devem continuar e reforçar-se.
Lamento o pouco tempo que se pode disponibilizar para a realização deste projecto em sala de aula, já que o cumprimento dos programas continua a ser algo que nos é exigido.
O PNL já permitiu que muitos jovens se iniciassem no caminho da leitura, pelo prazer de ler, reforçou os hábitos de outros e contagiou até alguns encarregados de educação.
Sublinho dois aspectos que considero fundamentais: só transmite o gosto pela leitura quem tem paixão pelos livros e então, os jovens lêem, ao contrário do que se diz.
Na minha escola, a coordenadora do PNL tem desenvolvido actividades que procuraram desenvolver o prazer de ler, ouvir, ler/contar e que têm premiado quem o faz.
Assim, considero que este trabalho deve ser continuado para que os resultados se notem num futuro próximo.




Conceição Gonçalves